quarta-feira, 21 de julho de 2010

Crime contra entidade de DH em Manaus

MANIFESTO DE REPÚDIO

O Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente - CVI-Brasil, por meio do seu Conselho Diretor, vem a público manifestar o seu repúdio e perplexidade diante do brutal crime ocorrido contra o Centro de Vida Independente do Amazonas (CVI-AM) e especialmente contra o seu presidente, Ronaldo André Brasil - pessoa com deficiência física -, que levou três tiros.
Esperamos que as autoridades competentes façam uma criteriosa investigação e punam os culpados.
O CVI-Brasil expressa sua solidariedade à família de Ronaldo André e a todos os integrantes do CVI-AM, lamentando profundamente o ocorrido.

Sobre os Centros de Vida Independente
Os Centros de Vida Independente (CVIs) são organizações não-governamentais de defesa dos Direitos Humanos com foco na autonomia e emponderamento da pessoa com deficiência.
A Filosofia de Vida Independente foi criada nos Estados Unidos na década de 70 do século passado. Nasceu, então, o Movimento de Vida Independente e os CVIs se proliferaram pelo mundo, tendo entidades em vários países da Europa e América Latina, além dos EUA. No Brasil, existem atualmente cerca de 15 CVIs.
O CVI-AM foi criado em 2005 com apoio do CVI-Brasil.
O conceito de Vida Independente é hoje reconhecido e respeitado internacionalmente já que é parte integrante da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência das Nações Unidas (ONU).

Katia Fonseca
Presidente do CVI-Brasil
katiaf1956@gmail.com
cvibrasil_institucional_2009@yahoogrupos.com.br

Nenhum comentário: