terça-feira, 7 de outubro de 2008

Lautrec petit-à-petit (2)

Nasci disputando com a morte meu lugar no mundo. Meu pai, o conde Alphonse de Toulouse-Lautrec Monfa, foi avisado sobre meu nascimento em meio a uma de suas caçadas. Veio rapidamente me ver e voltou correndo à caça, a fim de não perder o halali, o momento final, quando o animal, cansado de fugir, é acuado e está prestes a morrer. O último suspiro! Ah, meu pai não perdia isso por nada... nem pelo nascimento de seu primogênito.
Aos 14 anos, fraturei as duas pernas. Foi o início de uma fatalidade que iria mudar, definitivamente, o destino da linhagem nobre dos Toulouse-Lautrec. Meu corpo começou a se deformar e, para meu pai, um mundo começou a desabar.
(Trecho do espetáculo Lautrec; texto e atuação de Katia Fonseca)

Descrição da foto: Toulouse-Latrec, pintor francês do século XIX, um jovem de uns 18 anos, está sentado no chão ao lado de dois homens que são, provavelmente de sua família (primos ou tio) e uma mulher (provavelmente sua mãe) vestida de negro está atrás, em plano um pouco mais alto, sentada em uma cadeira. Lautrec tem as pernas mais curtas que o normal para um jovem de sua idade. Imagem soturna, todos estão vestidos de preto, menos Lautrec, que está com um traje claro. Todos portam chapéu escuro.