sexta-feira, 2 de abril de 2010

Maputo - O Brasil na FDLP

Descrição da imagem: grupo de pessoas que compõem a FDLP possa para foto de encerramento de sua assembleia geral. Na fileira da frente, estão as pessoas em cadeira de rodas (eu entre elas). São, ao todo, cerca de 30 pessoas.

Estive em Maputo, capital de Moçambique (África), no início de março para participar da reunião da Federação das Organizações de Pessoas com Deficiência dos Países de Língua Portuguesa (a FDLP). Fui como presidente do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente do Brasil (CVI-Brasil), entidade membro da FDLP.
Estavam presentes representantes de entidades oito países: Moçambique, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Portugal e Brasil.
Os principais trabalhos desenvolvidos nesta assembleia da FDLP foram a reforma de seu estatuto e a eleição de sua nova diretoria, que vai vigorar durante os próximos quatro anos. Dividida em uma presidência e quatro vice-presidências, a atual diretoria tem seu principais cargos ocupados por Moçambique (presidência e primeira vice-presidência) e Brasil (segunda vice-presidência). Dentro dos próximos dois meses, deverão ser definidos os nomes das pessoas que representarão estes países.
Há muito trabalho pela frente, sobretudo nos países menos desenvolvidos. Mas a troca de experiência, a ajuda mútua e a rede de ações entre estes países vão garantir, tenho certeza, um futuro melhor às pessoas com deficiência que ainda continuam sendo relegadas e marginalizadas do seio da sociedade, lugar de onde nunca deveriam ter saído.
O presente ainda é sombrio, mas a consolidação da FDLP traz novas esperanças e luzes, mesmo que ainda pequenas, aos nossos irmãos e irmãs com deficiência dos países lusófonos. Para muitos deles(as), a luta está só começando, mas com muito brio e vontade de vencer.

Um comentário:

Emilene Lopes disse...

Muito linda sua causa e dedicação.
Estou te seguindo no Blog com meu Blog " Frases e imagens"
Mas estou divulgando este
" Espaço Mulher"
http://girlstuffmila.blogspot.com/
Visita, espero que goste e siga,
Bjs
Mila